Emagrecer ou perder peso


Ao contrário do que a maioria das pessoas acreditam, perder peso nem sempre é sinónimo de emagrecimento. Geralmente, para que se verifique uma perda de peso, é necessário haver diminuição da massa corporal.

No entanto, essa massa corporal pode nem sempre representa gordura.

Emagrecer ou perder peso

A perda de peso costuma acontecer geralmente em dietas restritas e pouco saudáveis, que promovem hábitos alimentares desregulares que apesar de ajudarem a perder peso de uma forma extremamente rápida, não contribuirão para a perda de gordura corporal.

As deficiências nutricionais poderão dar origem à perda de peso através da diminuição da massa óssea, muscular e também da desidratação, o que pode causar consequências graves à saúde. Emagrecer não é sinónimo de passar fome, e sim resultado de uma dieta verdadeiramente equilibrada, totalmente livre de excessos.

Para evitar a perder peso sem emagrecer, é importante começar a prestar atenção na rotina alimentar diária. A mesma deverá ser composta por nutrientes de todos os grupos alimentares, sempre consumidos em quantidades moderadas.

A perda de gordura dá-se quando o gasto calórico é maior do que a ingestão. Por isso para perder gordura, nada melhor do que praticar exercícios combinados a uma dieta saudável. Perder gordura é um processo que pode ser extremamente demorado, por isso é importante ter paciência e força de vontade.

Alimentos contra colesterol


colesterol trata-se de gorduras presentes em alguns alimentos que são absorvidos pelo intestino e lançados na corrente sanguínea.

O perigo do acúmulo de colesterol ruim LDL está na consequente obstrução das artérias, o que força o coração a trabalhar mais e que pode resultar em um ataque cardíaco.

Alimentos contra colesterol

O chamado colesterol alto é um dos maiores vilões da saúde, mas é possível com ajuda de alguns alimentos evitar e controlar os níveis de colesterol. Para isso é preciso ficar de olho na alimentação, excluindo alguns tipos de alimentos e periodizando outros.

Alimentos que aumentam o colesterol

  • Frituras e alimentos gordurosos.
  • Molhos cremosos.
  • Carnes gordas, especialmente de origem suína.
  • Derivados do leite integral, como queijos gordurosos e doces.
  • Alimentos industrializados.
  • Alimentos ricos em gordura vegetal hidrogenada.

Frutas e legumes devem fazer parte da alimentação de quem sofre com colesterol alto. O consumo de fibras, principalmente as solúveis, também é essencial para quem luta contra esse mal.

As fibras ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue, uma vez que diminuem a absorção de gordura no intestino. As fibras são encontradas em frutas (principalmente na casca), vegetais crus, cereias integrais, aveia e leguminosas.

A prática de atividades físicas regulares também é muito importante para controlar o colesterol ruim.

v>

Assuntos mais Procurados


 

Ultimas Postagens


23 jun,2015

Colágeno e seus benefícios ele se tornou o queridinho das mulheres que procuram manter-se sempre jovens e radiantes.

11 jun,2015

Como controlar o apetite por mais força de vontade que a pessoa tenha, é sempre difícil segurar a gula e acabamos sempre comendo mais que o necessário.